Trecho da BR 356 – Km 72, que tinha cratera, em Ouro Preto-MG foi reformado

Obras no KM 72 da BR 356, nos distrito de Cachoeira do Campo em Ouro Preto-MG, estão chegando ao final.

12/01/2018 às 19:49 por Atualizado dia 13/01/2018 às 18:26

Matéria com colaboração de texto e fotos do Engenheiro Geólogo Charles Romazamu Murta 

Veja fotos da obra no final do texto 

No dia 29/12, um afundamento da pista foi observado por motoristas que passavam pelo km 72 da BR 356, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG). O problema teve como causa um bueiro localizado a 10 metros de profundidade, que teria se deslocado, fazendo com que a terra fosse levada pela chuva.

Um dia após o afundamento ser observado, uma cratera se abriu, o local foi sinalizado e protegido por sacos de areia, de modo que a enxurrada não entrasse pela cratera, aumentando o tamanho e profundidade da mesma. Durante esse período, o trânsito foi feito pelas laterais da pista.

No dia 08 de janeiro, as obras para reparo do trecho tiveram início. O antigo bueiro, segundo o DNIT-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, datava da época da construção da via, portanto, com mais de 50 anos de existência.

Um reparo mais rápido, prático e barato foi feito. Ao invés de reformar o antigo boieiro, este foi bloqueado e lotado de concreto. Um corte foi feito na pista, em profundidade de apenas dois metros, com manilhas mais resistentes e diâmetro de 800 mm, portanto, maior que o anterior, que era de apenas 600 mm. A partir de agora, a água das chuvas terá esse novo trajeto e não deve causar mais problemas.

A via teve trânsito interrompido em umas das pistas de cada vez para abertura do solo e instalação das manilhas, de modo que não houvesse o bloqueio por completo da BR.

No local onde existia a entrada a antiga instalação foi construído um colchão drenante que conduzirá toda a carga de água das chuvas para o novo bueiro.


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *