Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto-MG fala sobre evento Red Bull na Praça Tiradentes

17/05/2017 às 15:02 por Atualizado dia 03/06/2017 às 17:23

Foto-Secretário com produtores locais do Red Bull Minas Riders
Crédito-Divulgação

Ouça entrevista aqui

O secretário de Cultura e Patrimônio da cidade de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, comentou e esclareceu dúvidas da população ouro-pretana sobre o Red Bull Minas Riders. O evento de repercussão internacional tem início nesta quarta-feira (17), com etapas na cidade histórica.

Trâmites para a realização do evento
De acordo com o secretário, todo e qualquer evento ocorrido na cidade de Ouro Preto necessita seguir a legislação pertinente. O mesmo aconteceu com o Red Bull Minas Riders. O trâmite passou por encaminhamentos junto à Secretaria de Cultura e Patrimônio e secretarias afins, principalmente por se tratar de perímetro tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Quando o pedido dos organizadores do evento da Red Bull chegou à secretaria, o primeiro passo da nossa equipe foi colocar na balança o que seria positivo ou negativo para a cidade e verificar se o evento se enquadraria nos critérios legais para ser autorizado”, afirmou Astoni. Inúmeras exigências, não só por parte da secretaria, mas do próprio IPHAN, foram atendidas e só depois o evento foi autorizado.

Fomento da renda local
Zaqueu Astoni acredita que o evento na cidade terá ampla divulgação internacional, além de atender demandas turísticas da cidade e fomentar comércio e renda. “Trata-se de um evento esportivo, com uma elite de atletas na categoria e que levará o nome de Ouro Preto para o mundo inteiro, fomentando a cultura, a economia local e o turismo”, afirmou o secretário. “Conseguimos também, junto aos organizadores da empresa, que tudo fosse realizado de forma a causar o menor transtorno possível à cidade e aos moradores”, complementou.

A marca e o restauro de patrimônios
O secretário de Cultura e Patrimônio revelou que após uma intensa discussão junto aos organizadores do evento, a secretaria conseguiu que a marca Red Bull patrocinasse a pintura da fachada de dois imóveis localizados no centro histórico. Foi firmado um termo de compromisso e a empresa irá promover o a pintura da Casa do Folclore, localizada na Praça Antônio Dias e da Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz. “São dois imóveis importantíssimos, com imenso alcance social e que necessitavam desses restauros para melhor atender a população”.

Mensurando o evento
No término do evento, a Secretaria de Cultura e Patrimônio, junto à Secretaria Turismo Indústria e Comércio e secretarias afins, devem fazer um levantamento do que houve de receita para a cidade. “Com certeza faremos a mensuração e estamos cientes de que o evento trará benefícios para a cidade de Ouro Preto”, finalizou Zaqueu Astoni.


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *