Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto promove o Mês do Patrimônio Cultural

11/08/2017 às 16:48 por Atualizado dia 11/08/2017 às 16:48

Dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, em homenagem ao historiador e primeiro presidente do Iphan: Rodrigo Melo Franco de Andrade. Assim, a Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto expande as comemorações dessa data e transforma agosto no Mês do Patrimônio Cultural, a fim de fazer jus à importância da cidade, reconhecida internacionalmente como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.

Veja algumas das atividades e projetos desenvolvidos:

Restauração do Cruzeiro da Barra: conclusão do restauro do Cruzeiro e entrega  para a população, em cerimônia no dia 17 de agosto. O Cruzeiro é de de autoria do professor Osmar Alves e Mestre José Raimundo Pereira (Mestre Juca). Segundo Zaqueu Astoni Moreira, secretário de Cultura e Patrimônio, a reforma também busca resgatar a festividade do Cruzeiro da Barra e ao mesmo tempo simbolizar as ações de restauração .

Jornada do Patrimônio Cultural: em conjunto com IEPHA, a Secretaria de Cultura e Patrimônio e parceiros realizam visitas guiadas ao Arquivo Público e aos monumentos do distrito de Cachoeira do Campo, exposição dos projetos do curso de conservação e restauração do IFMG, além de um sarau cultural. As atividades são gratuitas e abertas a toda população. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 31 3559-3215.

Musica no Rosário: desenvolvido com o apoio de empresários de Ouro Preto, o projeto irá levar apresentações musicais para um dos cartões postais mais famosos da cidade, o Largo da Igreja do Rosário. Ed Motta e Cesar Camargo Mariano, no dia 16, às 20h30; Danilo Avellar e Silva Gomes às 18h30 e 20h , no dia 17; Zélia Duncan e Beatriz Azevedo no dia 18, às 21 horas; Gravação do DVD “Musica para Cinema” da Orquestra Ouro Preto, nos dias 19 e 20, às 17h.

Feira Ouro-pretana de Lazer, Gastronomia e Arte: realizada com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, o evento será realizado aos sábados e domingos, dias 12 e 13 de agosto, e 16 e 17 de setembro, na Praça de Lazer do Bairro Cabeças.  A feira contará com ampla programação artística, cultural e de lazer, além de uma praça de alimentação com expositores ouro-pretanos, e deverá tornar-se um espaço de convivência para o público de todas as idades, moradores e visitantes, ampliando o cardápio de opções culturais e turísticas da cidade.

Restauração do Chafariz dos Contos e Igreja de Nossa Senhora das Dores (distrito de Cachoeira do Campo): avanço das obras de restauração desses importantes monumentos para o conjunto arquitetônico de Ouro Preto.

Reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceiçãodo Antônio Dias: entrega para a população desse importante monumento que foi restaurado com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto. Na próxima fase das obras, será feito o restauro dos elementos artísticos pelo IPHAN.

Festa de Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio – distrito de Santo Antônio doSalto – registrada como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2009, a festividade foi realizada durante os dias 2 a 6 de agosto. Organizada pelo Conselho Comunitário de Pastoral Santo Antônio do Salto, o evento tem apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

Festival de Cultura e Culinária Típica Santo Antônio do Salto: realizada com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, o evento será realizado nodia 20 de agosto no distrito de Salto.

Além de todas essas atividades e projetos, a Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto promove uma ampla programação artística e cultural na Casa da Opera, teatro mais antigo em funcionamento das Américas, no mês de agosto, dentre as quais cita-se o show da Orquestra Ouro Preto, no dia 23 desse mês, com o pianista Cristian Budu, vencedor de diversas premiações internacionais.

Compareça às atividades e viva momentos de contemplação ao patrimônio cultural nas ladeiras da histórica Ouro Preto.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Ouro Preto


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *