Projeto nacional de Educação Escoteira será realizado em Ouro Preto-MG

Com o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”, atividade conjunta de escoteiros e estudantes pretende mobilizar mais de 1.200 estabelecimentos de ensino do país com atividades educativas simultâneas, no dia 20 de maio.

18/05/2017 às 21:49 por Atualizado dia 19/05/2017 às 22:37

Foto-Arquivo
Crédito-Grupo Escoteiro Ouro Preto

Alunos de mais de 1.200 estabelecimentos de ensino de todo o país terão a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo. Trata-se do EducAÇÃO ESCOTEIRA, projeto dos Escoteiros do Brasil, que prevê inúmeras atividades integradas entre alunos e escoteiros em uma grande ação de impacto social. Em Ouro Preto (MG), o EducAÇÃO ESCOTEIRA vai envolver os alunos da Escola Estadual Dom Velloso, no mesmo horário e data das outras escolas do Brasil: dia 20 de maio, das 9h às 11h.

O Escotismo possui uma sólida experiência em proporcionar atividades educativas de forma divertida, atraente e variada. O formato pensado para o EducAÇÃO ESCOTEIRA prevê um conjunto de atividades voltadas ao tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. O método desse projeto vai ao encontro dos conhecimentos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais com uma vivência prática e atraente, auxiliando na assimilação e compreensão desse conteúdo.

De acordo com Andrea Gomes Campos Bianchi, diretora presidente do Grupo Escoteiro Ouro Preto, as principais atividades a serem realizadas na escola estarão ligadas ao tema nacional – “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”. “Porém daremos grande abrangência ao impacto de resíduos no meio ambiente e também abordaremos a questão do lixo domestico e de empresas. Não podemos nos esquecer do fato ocorrido no Distrito de Bento Rodrigues, com o rompimento da barragem de Fundão em 2015. A tragédia afetou gravemente a economia da região e causou incalculáveis e irreversíveis danos ao meio ambiente e aos atingidos, afirmou Andrea.

Como uma força vibrante e relevante em cada comunidade onde está presente, o Movimento Escoteiro poderá́ ser instrumento de construção do futuro almejado. As ferramentas para alcançar esse objetivo podem ser identificadas no processo educativo escoteiro, que alcança cada jovem, transformando-o em agente de melhorias e participante ativo em sua comunidade, e no trabalho de 1300 Grupos Escoteiros, beneficiando a sociedade e ajudando a formar uma consciência coletiva comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Para a presidente do Grupo Escoteiro de Ouro Preto, o Projeto EducAÇÃO ESCOTEIRA é uma excelente alternativa para alunos do município aprender conceitos cotidianos através do Método Escoteiro. “E para os membros do movimento, que estarão interagindo com esses alunos, é uma oportunidade de fazer o bem, compartilhar o conhecimento que possui e ampliar a relação com outros jovens, formando uma cadeia de aprendizagem e valores morais”, finalizou Andrea Bianchi.

O Grupo Escoteiro Ouro Preto conta com o apoio, além da Escola Estadual Dom Velloso,  de alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio do PET AMBIENTAL – Programa de Educação Tutorial da Engenharia Ambiental.

SERVIÇO
Evento:
Projeto EducAÇÃO ESCOTEIRA
Dia: 20/5/2017
Local e horário: Escola Estadual Dom Velloso, Rua Clodomiro de Oliveira, n. 45, Ouro Preto, das 9 às 11h.


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *