Procissão com carros alegóricos, benção das rosas e festa de rua marcam as celebrações em honra a Santa Rita, padroeira do distrito de Ouro Preto-MG

Missas, procissões, além de shows marcam os festejos

18/05/2018 às 07:59 por Atualizado dia 18/05/2018 às 08:33

Texto e fotos – Israel Marinho

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto, distante 27 km de Ouro Preto, festeja no próximo final de semana, a sua Padroeira que dá nome ao lugarejo. Milhares de pessoas passam pelas ruas visitando a grandiosa Igreja Matriz, além das tradicionais barraquinhas espalhadas em ruas próximas das celebrações religiosas. Em 2018, a Festa se iniciou na sexta-feira, 11/05, com o início da Novena em honra à santa.

No sábado, acontece a procissão das bandeiras, onde pessoas da comunidade são escolhidas e zelam pela bandeira até o dia quando, em procissão, ela é levada para a Igreja Matriz. Após a missa  e das coroações, ela é erguida em um mastro com a Corporação Musical tocando e os sinos badalando.. Antigamente, havia um grande número de fogos de artifícios que iluminavam o céu do distrito, mas esta tradição foi retirada a pedido da arquidiocese.

Imagem em pedra sabão executada pelo artista local Fábio Boaventura
Crédito-Israel Marinho

Já no domingo acontece a tradicional celebração da Benção das Rosas, onde durante a missa solene das 10 horas, o pároco abençoa as flores que os fiéis seguram. As rosas lembram um dos milagres atribuídos à Santa, onde um botão de rosa teria desabrochado durante o forte inverno europeu.

Igreja do Distrito de Santa Rita de Ouro Preto, em Minas Gerais Crédito-Israel Marinho

Mais tarde, uma das marcas do distrito, a procissão com os carros alegóricos levam a todos um espetáculo de arte e criatividade das pessoas responsáveis por ornamentar os caminhões. Cenas de vida de Santa Rita são retratadas por figurantes, sendo a maioria, moradores do próprio distrito. O nascimento, o casamento, a vida sofrida com o marido, a ida para o convento e os seus milagres são alguns dos trechos que são mostrados em cenas bem preparadas pelas coordenadoras.

No dia 22 de maio, dedicado à Santa Rita, acontece também a Benção das Rosas na Missa Solene das 10 da manhã. Já no período da tarde, a Imagem da Santa sai em procissão carregada em um andor enfeitado e passa pelas principais ruas do distrito onde os moradores a recebem com fé e devoção.

Festa de Rua

Paralelamente a festa religiosa, ocorre pelas ruas do distrito, uma programação de shows organizada pela Prefeitura de Ouro Preto. Artistas de grande renome nacional já passaram pelo distrito. O destaque mais recente foi para a dupla Diego e Victor Hugo que se apresentaram em 2016. A dupla recentemente esteve no topo das paradas nacionais com a canção “O alvo” gravada com participação da dupla Henrique e Juliano.

Em 2018, o evento trará uma novidade. Após anos ocorrendo em ruas do distrito, os shows ocorrerão em um campo de futebol alugado. O Libertador Futebol Clube, proprietário do campo, locou o espaço e com o dinheiro investirá na reforma do seu vestiário. Uma grande estrutura foi montada com barracas padronizadas e esquema de segurança voltada a todos aqueles que passarão pelo local nos quatro dias de apresentações.

Imagem interna da Igreja dedicada a Santa no distrito
Crédito-Israel Marinho

Na sexta-feira, 18/05, a banda santarritense Zero Volt levará o melhor do por rock nacional e internacional. No sábado, 19/05, a Banda Brilhantina promete um show variado passando por vários hits que agitam as baladas pelo país afora. No domingo, 20/05, a Banda Kazahara trará um repertório variado, enquanto que na segunda-feira, 21/05, a banda Pegada Sertaneja se apresentará com o melhor do forró e do sertanejo, finalizando as atrações deste ano da festa.

 

 

 

 

 


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *