Participe do Festival Movimenta Rosário dos Pretos em Mariana-MG

16/05/2018 às 09:50 por Atualizado dia 16/05/2018 às 11:09

Acontece no dia 2 de junho, na Praça do Rosário, em Mariana (MG), o primeiro evento cultural e artístico do coletivo MOVIMENTA Rosário dos Pretos. O evento tem como objetivo valorizar a arte e cultura afro-brasileira marianense, trocar vivências com a praça a fim de proporcionar a comunidade marianense o resgate cultural e artístico, promovendo manifestações como o congado, capoeira, maracatu, hip-hop, sarau, performances cênicas, palco livre e exposição de poesia e fotografias.

Os idealizadores da ação acreditam que em Mariana, os eventos culturais são mais difundidos e incentivados na região central da cidade “e por isso, acreditamos que a praça necessita de uma vivência e da ocupação de seu espaço”.

Rosário

Programação Festival Movimenta Rosário dos Pretos

Com uma vista privilegiada da cidade, o Rosário é morada de diversos artistas plásticos, músicos e integrantes de grupos culturais e religiosos, que trazem consigo sabedorias ancestrais ligadas à resistência negra e a culturas de matriz africana na cidade de Mariana e região, bem como símbolos históricos deste universo, como é o caso da Igreja do Rosário.

Dentro deste panorama nasce o “Movimenta Rosário dos Pretos”, uma iniciativa coletiva, sem fins lucrativos, gerada a partir do encontro entre moradores e admiradores do bairro, artistas, estudantes, participantes de movimentos culturais e étnico-raciais de Mariana e da região, tendo como principal objetivo promover a interação entre mestres e mestras dos saberes tradicionais e a comunidade local, buscando resgatar elementos culturais afrodescendentes no bairro do Rosário.

“Dado que, historicamente a Irmandade dos Homens Pretos é uma comunidade articulada e planejada pelos negros católicos que eram impedidos de professar as suas crenças no período da escravidão. A igreja também foi construída de forma coletiva o que nos move para uma ressignificação do espaço e de seu povoado. Desta forma, o objetivo do projeto é movimentar a economia solidária local e trabalhar a auto-estima da população, com ações que visam esse fortalecimento da identidade cultural”, explicou o coletivo.

Siga o Festival Movimenta Rosário dos Pretos no Facebook

Não deixe de prestigiar o evento!


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *