Ouro Preto-MG promove debate sobre gestão pública no “Encontro sobre Governança Social”

12/06/2018 às 11:54 por Atualizado dia 12/06/2018 às 11:53

Munícipes de todo o Brasil, conselheiros, estudantes entre outros interessados em políticas públicas têm um encontro marcado em Ouro Preto, pois, a cidade sediará a segunda edição do “Encontro sobre Governança Social”. Realizado pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com a Universidade de Oxford, o evento terá como tema os “desafios na gestão de uma cidade patrimônio cultural”, e acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, no auditório do Passo da Misericórdia, com a programação gratuita e aberta a população.

Segundo Débora Queiroz, arquiteta da Secretaria de Cultura e Patrimônio e uma das coordenadoras do evento, o Encontro tem como objetivo discutir com a sociedade os desafios da gestão pública contemporânea. Além disso, o projeto é realizado com vistas a aproximar as esferas institucionais do cidadão, discutir experiências de sucesso, bem como refletir sobre os processos de participação social na atuação dos agentes públicos.

Em relação ao tema do evento, “Desafios na Gestão de uma Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade”, Zaqueu Astoni Moreira, Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, explica que tal temática foi escolhida com base nas discussões do primeiro Encontro, no qual ficou evidenciado o clamor da sociedade pelo aprofundamento das discussões sobre esse tema, bem como do desenvolvimento de ações (permeadas pela participação popular) do poder público nessa aérea.

No âmbito da administração pública, gestão de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade é uma questão intersetorial. Desse modo, a formulação das políticas públicas nessa temática demanda uma discussão multidisciplinar, questão que está no cerne da programação do II Encontro sobre Governança Social, que é resultado de um cuidadoso trabalho de curadoria.

Para participar, os interessados devem enviar nome completo e profissão/atividade para o e-mail “governancaouropreto@gmail.com” ou poderão se inscrever nos dias do evento, em caso de existência de vagas disponíveis, que inicialmente são 90.

Como resultado do II Encontro, espera-se a divulgação das melhores práticas, com objetivo de que essas possam ser replicadas, considerando, evidentemente, a realidade de cada de município. Além disso, o evento espera proporcionar a politização das ações do poder público por meio da participação popular no Encontro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

12 de junho
16h – Credenciamento
17h – Mesa de Abertura
Facilitador: Zaqueu Astoni – Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto.
O desafio das cidades brasileiras: Da multiplicidade à monotonia – Dra. Andreza Aruska de Souza Santos – Pesquisadora na Universidade de Oxford.
Democracia para quem? Processos de inclusão e exclusão na cidade – Dr. Wescley Silva Xavier – Professor no Departamento de Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Viçosa.
18h20 – Perguntas e Respostas.
19h – Encerramento.

13 de Junho
09h30 – Mesa 1: Desenvolvimento Socioeconômico e sua interface com o Patrimônio Cultural.
• O Desenvolvimento Sustentável do Patrimônio Cultural – Carlos Magno de Paiva – Professor do curso de Direito na Universidade Federal de Ouro Preto.
• Diversificação da economia Ouro-pretana com ênfase no Turismo – Felipe Vecchia Guerra – Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto.
10h50 – Perguntas e Respostas
11h30 – 13h – Intervalo / Almoço

13h – Mesa 2: Controle Social e Gestão Democrática da Cidade.Facilitador: Débora Queiroz – Arquiteta da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto
• A participação popular e gestão democrática na construção do Plano Diretor Municipal – Dorinha Alvarenga -Vice-presidente do IAB-MG.
• Instrumentos jurídicos viabilizadores da participação popular em matéria de Patrimônio Cultural – Laura Dias Rodrigues de Paulo – Oficiala do Ministério Público de Minas Gerais

15h30 – Mesa 3: Gestão para além dos gabinetes: experiências com a comunidade. Facilitador: Dra. Andreza Aruska – Pesquisadora na Universidade de Oxford
• Extensão Universitária e as relações com a cidade: ações da UFOP junto a comunidade ouro-pretana – Dr. Marcos Knupp – Pró-reitor de extensão da UFOP.
• A experiência dos Fóruns Territoriais de Cultura e o processo participativo na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Ouro Preto – João Paulo Martins – Historiador da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *