Nadadora ouro-pretana é destaque no cenário esportivo mesmo ainda sem patrocínio

20/10/2011 às 18:48 por Atualizado dia 20/10/2011 às 21:52

Ana Catarina Gomes, 17 anos de idade, é ouro-pretana, filha de Joaquim Elídio Gomes Neto, o Quincas do Bar, localizado na Rua Bernardo Guimarães, Bairro Rosário e Íris da Conceição Mendes Gomes. Motivo de orgulho para os pais e para os ouro-pretanos, Ana leva o nome da cidade para as competições de natação pelo estado, país e já trouxe várias conquistas.

Sua trajetória começou despretensiosamente, aos seis anos de idade, quando, após uma cirurgia de amídalas e adenóide, teve como indicação médica, a natação como coadjuvante na recuperação. Ana conta que no início não gostava de nadar, mas graças à insistência da mãe, nascia ali um amor extremo pelo esporte. Com 11 anos, as competições tiveram início e ela não mais parou, representando hoje um exemplo de atleta, apaixonada pelo que faz.

Entre suas conquistas recentes estão as três provas que disputou no JIMI 2011, batendo o recorde dos 100 metros livres, que na era quebrado desde o ano de 2007; 1º lugar nos 200 metros e 1º lugar na modalidade 200 metros medley.

Segundo sua treinadora, Vanessa Santos Avaristo, a rotina de treinos é de 2 horas de piscina, mais parte física e musculação, somando quase 6 horas por dia, dedicados ao esporte. Hoje a atleta nada pelo Praia Clube de Uberlândia-MG, que arca com despesa de viagem e gera algumas bonificações e premiações, o que não é suficiente para que Ana tenha uma rotina digna de uma desportista do seu nível.

Ana já disputa grandes competições pelo país, como o Troféu José Finkel, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, criado no ano de 1971, onde participam nadadores como César Cielo e Tiago Pereira, entre outros, mas, para conseguir se firmar entre as melhores nadadoras do Brasil ela precisa de um bom patrocinador. Hoje, apesar do apoio do clube e do bolsa esporte, no qual a atleta foi recém aprovada, o maior incentivo financeiro ainda vem dos seus pais. A dedicação da atleta é tamanha que Ana conseguiu ser Vice-Campeã Mineira Juvenil 1 no ano de 2009, treinando em Ouro Preto, numa piscina de apenas 12,5 metros, quando na competição, o tamanho real é de 50 metros.

Questionada sobre os motivos de estar treinando Ana Catarina, a treinadora Viviane responde: “Ela abre mão literalmente de tudo para nadar. São poucos atletas com a qualidade, o nível e o comprometimento da Ana Catarina”.

Outras conquistas de Ana Catarina em competições oficiais:

– 4º lugar no Campeonato Mineiro de 2009
– Campeã Mineira no ano de 2010 nos 50 metros peito e 100 metros medley
– Vice Campeã Mineira no final do ano de 2010
– Classificação para o open que elege os 8 melhores nadadores
– Campeã Mineira e Recordista nos 50 livre e 100 medley
– 4º lugar no Brasileiro de revezamento
– 6º Lugar no revezamento do Troféu José Finkel
– Campeã nos 50 metros peito no JEMG 2011
– 2º Lugar nos 50 livres do JEMG 2011
– 2º Lugar nos 100 livres do JEMG 2011
– 3º Lugar estadual feminino no JEMG

Portanto, atenção grande empresários de Ouro Preto que queiram ter o nome de sua empresa vinculado a grandes competições esportivas do país. Conheçam melhor o desempenho da atleta e seja um patrocinador.

Ligue 31 8706-1140.


Comente com o facebook

2 comentários

  1. … AO JORNAL VOZ ATIVA ATRAVÉZ DA PESSOA DE AMANTINO ANSALONI, NOSSOS AGRADECIMENTOS POR ESTAR DIVULGANDO UM ACONTECIMENTO TÃO FELIZ PARA A NOSSA CIDADE.
    … É PRECISO UNIRMOS AOS NOSSOS EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS PARA CRIAR UMA ATENÇÃO ESPECIAL AOS NOSSOS ATLETAS.
    …JÁ NASCEU TIMIDAMENTE EM NOSSA CIDADE UM ESPÍRITO DE ATLETISMO MUITO GRANDE, E ESSES NOSSOS ATLETAS ESTÃO ESPERANDO ANCIOSOS POR MÃOS QUE VENHAM DIORECIONÁ-LOS PARA O MAIS ALTO LUGAR NO PODIUM.
    …ESPERO QUE ESTA REPORTAGEM SEJA CAMINHO PARA MUITAS CENAS DE PRIMEIROS LUGARES DE NOSSOS ADOLECENTES…
    … TINO!! SOU TIA E ESTOU ORGULHOSA DA ANA CATARINA, MAS MUITO MAIS FELIZ COM O SEU TRABALHO EM DIGNIFICAR UMA CONTERRANEA E LEVAR SEU FEITO A TODA OURO PRETO. PARABÉNS!!!

    • Obrigado Creusa. Bom poder participar do cotidianao das pessoas com notícias como estas, que so nos engrandece e nos dá forças.
      Abraços fraternos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *