Mais de 800 pessoas são vacinadas contra febre amarela em Mariana-MG

15/01/2018 às 12:33 por Atualizado dia 15/01/2018 às 12:34

Foto-Divulgação
Crédito-Eliene Santos

Com o intuito de imunizar o máximo de pessoas ainda não vacinadas contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (13) um mutirão de vacinação contra a doença. De acordo com o secretário de Saúde de Mariana, Danilo Brito, o mutirão é uma das ações realizadas pelo município para intensificar o combate ao vírus. “Desde que o primeiro primata foi encontrado morto na localidade de Engenho Queimado, nossa equipe realiza um trabalho muito forte, ressaltando, principalmente, a importância de vacinar”, explicou.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Central de Vacinação, Poliane de Castro, foram vacinadas, no total, 845 pessoas na Policlínica do bairro Cabanas e na Central de Vacinação. Mauro Figueira Soares, 58, foi um dos marianenses vacinados contra a doença. “Ninguém quer ficar doente e para isso é preciso se prevenir. Como a vacina é a melhor prevenção no momento eu vim garantir a minha dose”, ressaltou.

SINTOMAS – Os sintomas da febre amarela podem demorar entre 3 a 7 dias para aparecer, devido ao período de incubação do vírus. Depois disso, os sintomas podem ocorrer em duas fases: fase aguda e fase tóxica.

Fase aguda: uma vez que a infecção está na fase aguda, você pode apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, especialmente na região das costas e nos joelhos, sensibilidade à luz, náuseas, vômitos, perda de apetite, tontura e o rosto, olhos ou língua podem ficar vermelhos.

Fase tóxica: depois de aproximadamente 2 dias da remissão dos sintomas da fase aguda, cerca de 15% das pessoas desenvolvem a fase tóxica da doença. A partir de então, a vida do paciente entra em risco, pois o índice de mortalidade é relativamente alto. Os sintomas da fase tóxica são febre recorrente, dor abdominal, vômitos, icterícia (coloração amarelada da pele causada por danos no fígado, falência renal, sangramento do nariz, olhos ou boca, urina escura, freqüência cardíaca lenta, difusão cerebral, incluindo delírios e coma.

IMUNIZAÇÃO – A Prefeitura informa que o município trabalha em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, intensificando ações de vigilância em saúde, como a localização de macacos doentes ou mortos para identificação das áreas de risco, além de impulsionar ações preventivas e ampliação da cobertura vacinal. Ao todo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Mariana possui 96% da população vacinada contra a doença. É importante frisar que a vacina contra a febre amarela é ofertada durante todo o ano. A Secretaria de Saúde lembra também que a vacina é gratuita e todos devem levar o cartão de vacinação ou cartão do SUS.

Para mais informações, o telefone da Central de Vacinação é (31) 3558-2062.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *