Livro infantil do maestro Rodrigo Toffolo, ilustrado por Ziraldo e Mig Mendes, é lançado em Belo Horizonte

Sessão de autógrafos reuniu leitores das mais variadas idades. Após o lançamento do livro ‘Amiga Música’, a Orquestra Ouro Preto, com Toffolo à frente da formação erudita, realizou o concerto ‘The Beatles’, no Grande Teatro do Sesc Palladium.

16/10/2017 às 11:51 por Atualizado dia 16/10/2017 às 11:51

Foto-Lançamento do livro infantil ‘Amiga Música’, autoria do maestro Rodrigo Toffolo, com ilustrações de Ziraldo e Mig Mendes
Crédito-João Paulo Teluca Silva

Centenas de crianças, adultos e idosos marcaram presença no foyer do Sesc Palladium, às 18h do último sábado (14), em Belo Horizonte, onde aconteceu o lançamento do livro ‘Amiga Música’. A história sobre a descoberta do universo musical, sob os olhos e ouvidos de uma menina, foi escrita pelo Maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, com ilustrações de Ziraldo e Mig Mendes.

Enquanto aguardavam pela oportunidade de conhecer de perto os três artistas que deram vida e cor à menina Bia, personagem principal da obra infantil, ali mesmo, na fila que aos poucos ia caminhando, muitas crianças e adultos aproveitaram para ler o livro. Foi o caso de Maria Tereza Chagas. A menina de 7 anos que já assistiu ao filme ‘O Menino Maluquinho’ via streaming  e tem outros três livros de Ziraldo contou que gostou bastante da estreia do maestro Rodrigo no universo infantil. ‘Eu já li o livro até a página 29, mas quando chegar na minha casa, quero ler tudo de novo e terminar’. Maria levou também os livros ‘O Joelho Juvenal’, ‘Flicts’ e claro, ‘O Menino Maluquinho’, com a expectativa de que o seu criador os autografassem também.

Mas não foram somente as crianças que aguardaram ansiosas pelos autógrafos do trio Rodrigo Toffolo, Ziraldo e Mig. O advogado Sérgio Villas Bôas, de 32 anos, comprou o livro para a sua filha, Camila, de 4 anos e pediu a dedicatória em nome dos dois. “Quero que a minha filha, no futuro, tenha a oportunidade de conhecer a obra desse importante e multifacetado artista brasileiro”, afirmou. “Além disso, o maestro Rodrigo Toffolo fez uma bela declaração de amor à infância, à música e à arte em geral, o livro está muito bonito”.

A professora aposentada Maria Goret Siqueira desafiou até a doença para ficar mais perto do seu ídolo. Acometida de varizes e com os pés inchados, ela não desistiu da fila enquanto não conseguiu o autógrafo de Ziraldo. ‘É claro que valeu a pena esperar todo esse tempo, a literatura infantil exerce um importante papel social na formação do cidadão e as crianças ainda terão a oportunidade de serem postas em interação com o livro através do concerto que acontecerá em seguida’.

O concerto 

Logo após o lançamento do livro ‘Amiga Música’, às 20h, a Orquestra Ouro Preto, com Toffolo à frente da formação erudita, realizou o concerto The Beatles, no Grande Teatro do Sesc Palladium, centrado em 16 canções da banda britânica.

Possibilitando o diálogo entre universos da música erudita e popular, o concerto que já teve o seu registro em DVD e passou por inúmeras cidades do país, propõe uma viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock.

Importante papel social

‘Amiga Música’ conta a história de Bia, uma garotinha que desvenda as belezas e os mistérios da vida através da música. A narrativa acompanha o crescimento da personagem que descobre, aos poucos, que na maravilhosa experiência de viver, a música estará sempre presente nos momentos mais alegres e naqueles nem tão felizes. É assim que, ainda bebê, aprende a diferenciar as vozes do pai (grave) e da mãe (aguda) pela altura. Já criança, percebe, por exemplo, que as notas musicais, assim como as estrelas do céu, possuem cores diferentes, logo após se deparar com uma cena fantástica dentro de uma árvore oca: uma orquestra formada por formigas, regida por uma cigarra.

O livro, arcado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo e realização do Instituto Ouro Preto, conta com uma versão em braile, para crianças com deficiência visual. A primeira edição de Amiga Música pode ser adquirida no valor de R$35 e parte da primeira edição será doada para população de baixa renda do município de Ouro Preto, vinculada a escolas públicas.


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *