“Jardim” de Mariana-MG é tema de audiência pública

10/10/2017 às 12:14 por Atualizado dia 10/10/2017 às 12:15

Foto-Audiência pública realizada na última sexta-feira
Crédito-ASCOM/Câmara Municipal de Mariana

A Praça Gomes Freire, conhecida como Jardim, é um espaço de encontro dos marianenses. Todos os dias e principalmente nos finais de semana a praça é ocupada por pessoas de todas as idades. Pensando na segurança do local e na forma responsável de ocupar o Jardim, o vereador Ronaldo Bento (PSB) solicitou a audiência pública realizada na última sexta-feira, 6 de outubro.

Uma das principais queixas dos comerciantes e moradores locais é o consumo de drogas, o abuso de álcool e constantes brigas no local. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, João Maurício, os agentes não podem intervir em relação ao consumo de drogas, já que pela nova lei não existe pena privativa de liberdade para usuário. Com isso, deter um usuário não surte tanto efeito, de acordo com o comandante. “O consumo de drogas não é questão de segurança pública, mas de saúde pública”, completou João Maurício ao confirmar que políticas públicas de educação e saúde precisam ser pensadas e executadas para confrontar o problema de maneira prática.

O secretário de Cultura, Efraim Rocha, afirmou que medidas já foram tomadas desde a última audiência pública que debateu a segurança na Praça, realizada no dia 20 de outubro de 2016. Entre elas, a melhoria na iluminação e apresentações artísticas e culturais amenizaram os índices de violência no local, de acordo com o secretário.

Para a comerciante Rosângela do Espírito Santo, do estabelecimento Ponto Certo, a proposta de ter um espaço com mesas e cadeiras, além de melhorar o comércio, ajudará no controle e organização “e também evita o consumo de drogas ilícitas no local, já que com a praça mais ocupada, inibe o uso”, justificou a comerciante.

O secretário de Defesa Social, Braz Azevedo, afirmou que os infratores que ocupam a Praça não representam 5% das pessoas que frequentam o local. De acordo com Braz algumas ações como a mudança no fluxo das vias ao redor da Praça, alargamento de passeios e investimento em iluminação estão sendo debatidas e construídas entre as secretarias, “a Secretaria de Cultura está desenvolvendo projetos na Praça e a cada final de semana o Jardim está mais atrativo” concluiu o secretário.

O vereador Ronaldo Bento se comprometeu a continuar o debate no Legislativo e mediar às ações junto ao Executivo. Uma das propostas levantadas foi a alteração da Lei Municipal que permite o fechamento da praça aos domingos, os presentes sugeriram que o horário possa ser revisto em relação à demanda do Jardim. Ronaldo também se comprometeu a discutir e fiscalizar o projeto da “Praça de Alimentação” fazendo com que o mesmo seja construído de maneira mais plural possível, escutando todos os envolvidos.

Texto-Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Mariana


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *