Homens podem fazer exames gratuitos de câncer de próstata em Mariana-MG

15/11/2017 às 11:49 por Atualizado dia 15/11/2017 às 11:49

O mês de novembro é referência no combate ao câncer de próstata. Por isso, em Mariana, a Secretaria de Saúde intensifica diversas ações voltadas à prevenção do câncer mais comum entre homens no Brasil. Com o objetivo de motivar a população masculina a fazer os exames e, principalmente, conscientizar a comunidade sobre o diagnóstico precoce da doença, a Prefeitura oferece aos usuários a coleta de sangue para realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), mediante o encaminhamento do clínico. O exame é importante para avaliar as condições da próstata e, a partir do resultado, é possível constatar a chance de o homem desenvolver um câncer neste órgão.

Para realizá-lo, o paciente deve ter entre 45 a 70 anos, ou com histórico familiar da doença. Assim, é preciso ir à unidade básica de saúde (UBS) de referência em sua região, com documento de identidade e cartão do SUS. Na própria UBS, o usuário passa por uma consulta de rotina, em que o clínico o encaminhará para um médico especialista, que fará a avaliação e, se necessário, a condução do caso.

DADOS – Segundo a Secretaria de Saúde, 1.023 exames de PSA foram coletados até o momento, em Mariana. Além disso, 2.100 consultas com urologista foram realizadas. Previna-se! Neste mês de novembro, procure a UBS mais próxima para realizar o PSA. Mais informações podem ser obtidas no posto de saúde de referência em sua região.

Texto-Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *