Chuva castiga mais uma vez o bairro São Cristovão

11/01/2012 às 17:22 por Atualizado dia 11/01/2012 às 17:22

Durante todo o dia do último sábado (7), fortes chuvas atingiram a cidade de Mariana e, mais uma vez, os moradores do bairro São Cristovão sofreram com o grande volume de água que elevou do Córrego do Canela.

O leito do córrego atingiu o nível da rua e 41 casas foram alagadas. A água chegou à altura da cintura dos moradores dentro das casas, aproxidamente 1 metro. Quatro famílias foram removidas das ruas Antônio Alves e José Vicente, por segurança. Uma idosa foi retirada de sua casa, na qual a água chegou a atingir a altura do peito.

A Defesa Civil de Mariana e o Corpo de Bombeiros Militar trabalharam juntos novamente, contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários que trabalharam sem muitos recursos. Essas equipes estiveram presentes no local no momento do alagamento para auxiliar e orientar as famílias atingidas.

A situação no local já está normalizada. A Defesa Civil de Mariana segue monitorando o bairro, se colocando de prontidão para qualquer outra eventualidade.

Prefeita comparece ao local

A resposta do município foi imediata, contando com o trabalho do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que rapidamente normalizou a distribuição de água potável no local. Também esteve presente os agentes do DEMUTRAN e a Guarda Municipal, que ajudaram no imediato socorro aos moradores. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Conselho Tutelar, também ajudou os moradores. A Samarco disponibilizou um caminhão pipa para ajudar na limpeza do bairro e para ajudar na distribuição de água no local.

A prefeita Terezinha Ramos compareceu imediatamente ao local e ordenou que toda e qualquer ação que possa acabar imediatamente com este problema no bairro São Cristovão deve ser feita com máxima urgência.

Obras imediatas no local

O problema de alagamento no bairro São Cristovão se dá por causa do estreitamento em três metros feito em uma parte do Córrego do Canela localizado próximo ao CRIA e ao RECRIAVIDA quando um gabião foi feito no local, no início de 2011. Por isso, quando chove intensamente, a água não tem vazão e volta, ocupando o espaço do bairro São Cristovão e alagando as casas e ruas desta localidade.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou na tarde da última segunda (09), com o auxílio de duas retroescavadeiras, o desassoreamento de todo o Córrego do Canela e está sendo feito um alargamento da seção deste Córrego entre o bairro Vilá Maquiné e o Almoxarifado Central.

Grupo de jovens dão apoio às famílias atingidas pela chuva

No sábado (7) pela noite e no domingo (8) pela manhã, o Clube dos Desbravadores Itacolomi, formado por jovens de Mariana, auxiliaram na limpeza das casas alagadas no Bairro São Cristovão e deram apoio às famílias atingidas pela chuva.

O grupo é coordenado por Alan Philip da Silva e conta com, aproximadamente, 35 crianças de diferentes classes sociais, cor ou religião, com idade entre 10 a 15 anos. Os Desbravadores trabalham em equipe procurando ser úteis à comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.

A sede do grupo se localiza na Rua do Catete 87, onde são realizadas reuniões semanais a fim de desenvolver os talentos, habilidades, percepções das crianças, buscando retirar as crianças das ruas e combater o uso do fumo, álcool e drogas. O Clube dos Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove almoço solidário

O padre Luiz Cláudio, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, movimentou toda a comunidade para colaborar com os atingidos pela chuva no bairro São Cristovão.

Foi feito um almoço solidário no domingo (08), onde toda a renda foi revertida para a comunidade de São Judas, que abrange o bairro São Cristovão. Além disso, vários donativos foram recolhidos para ajudar estes moradores.

Agradecimentos

A Prefeitura Municipal de Mariana agradece aos diversos apoios que compareceram ao local para ajudar os moradores do bairro São Cristovão: Bombeiro Civil, Demutran, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Vix – Samarco, SAAE, Ação Social.


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *