Carteira de Trabalho pode ser solicitada pela internet

21/02/2018 às 11:00 por Atualizado dia 21/02/2018 às 11:00

Foto-Divulgação/Prefeitura Municipal de Mariana

O trabalhador brasileiro pode ter as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de Trabalho em um aplicativo móbile. A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico.

“O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo”, explicou o coordenador do Sine Mariana, Gustavo Ribeiro, que pontua também que será possível, por essa mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo mobile. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Pelo aplicativo também estará disponível o pedido da 2ª via da carteira de Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *