Carnaval 2018: Ouro Preto segue a tradição de uma das melhores folias de Minas Gerais

Com opções para todos os gostos e idades, cidade histórica preserva o Carnaval e valoriza o patrimônio nos seis dias de festa

11/02/2018 às 16:39 por Atualizado dia 11/02/2018 às 20:09

bannersite
Foto-Carnaval 2018 Ouro Preto: Seu Tito – O Mestre da Folia
As fotos são propriedade do Jornal Voz Ativa/João Paulo Teluca Silva/Todos os direitos reservados.

Ouro Preto (MG) segue merecedora do título de um dos melhores carnavais do interior do Brasil. A cidade histórica, repleta de patrimônios culturais e de clima ameno, tem sido o palco perfeito para foliões de todo o Brasil e do mundo, que chegaram à antiga Vila Rica, já na sexta-feira (9), para prestigiar os artistas locais blocos e agremiações carnavalescas de longa data, numa verdadeira explosão de cores, alegria e diversão.

Cerca de 50 mil pessoas passam todos os dias por Ouro Preto, durante o Carnaval, de acordo com a prefeitura da cidade. Em 2017, a grande estrela da festa foi o Zé Pereira dos Lacaios, a mais antiga agremiação carnavalesca em atividade do país, que este ano também não deixou de brilhar. Os três bonecos principais da agremiação, a Baiana, o Catitão e o Benedito atraíram olhares curiosos e muitos flashes na Praça Tiradentes.

Os amigos Frances Michell e Louis, de 21 e 23 anos não compreendem bem a língua portuguesa. Mas aprovaram a festa. Hospedados em uma república federal para um intercâmbio na UFOP, os rapazes afirmaram que “O Carnaval em Ouro Preto está muito lindo. O samba é bonito e contagiante, levanta o astral de todos”.

Pela segunda vez o turista José Erivam dos Santos, de Campinas, passa o carnaval na cidade. Para o professor é uma das melhores festas de Minas Gerais. “Há opções para todos os gostos, axé, marchinhas, sambas tradicionais e até funk. Essa pluralidade é muito bacana. Sem contar a segurança, organização e limpeza da cidade”.

Mas o grande homenageado do Carnaval na Cidade Patrimônio da Humanidade este ano é o Sr. Francisco de Paula Mendes. Ou seu Tito, como também é chamado. Reconhecido como o mais antigo músico da cidade, ele continua exercendo a profissão com maestria. Tito, que tem quase 90 anos, se dedica ao universo da música desde os 14 e já tocou até para o presidente Juscelino Kubitschek.

Dentre as principais atrações do Carnaval de Ouro Preto, destacam-se, além do Zé Pereira, a irreverente Bandalheira, com seus integrantes uniformizados com pinico na cabeça, uma sátira ao regime militar, o bloco Sanatório Geral, além é claro, das escolas de samba que preservam a cultura regional.  Os blocos estudantis que agitam o público jovem no espaço do Centro de Artes e Convenções da UFOP, trouxeram uma ampla programação de shows com artistas de projeção nacional.

Na Praça Tiradentes, coração da cidade história, vários eventos já acontecerem desde a abertura no dia 8. As bandas Anjo, Mikareteiros, Vilodum, A Cor do Samba, Toninho Barbosa e Banda, Evolução e BandAbalô já mandaram o seu recado e ninguém ficou parado. No dia 12 quem se apresenta na praça é a Banda Anjo e no mesmo dia haverá o aguardado desfile das Escolas de Samba. Na terça-feira (13) é a vez do Forró de Bolso e Nata da Sociedade agitar os foliões.

Só que a festa não acaba por aí, várias eventos estão agendados no Largo do Cinema, da Alegria e Dom Pedro. Os distritos de Lavras Novas, Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Salto, Santa Rita e Antônio Pereira também não ficam de fora da folia. As crianças também poderão desfrutar do Carnaval em matinês programadas na Praça Tiradentes e nos distritos. Até a quarta-feira de cinzas muita coisa ainda vai acontecer.

Carnaval 2018 Ouro Preto: Seu Tito – O Mestre da Folia, confira a programação completa.

 


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *