BH sedia seminário nacional sobre direitos da mulher e violência doméstica

O “Viver Mulher” é um ciclo de palestras que terá duração de três dias e contará com a participação de expoentes e autoridades nacionais do universo feminino que se destacam na luta pela equidade de gênero

16/03/2018 às 16:55 por Atualizado dia 14/04/2018 às 12:14

Curta www.facebook.com/jornalvozativa
Inscreva-se www.youtube.com/jornalvozativa
Siga www.twitter.com/jornalvozativa
Diga Sim com nome e bairro (cidade) para 31 99145-4108, registre o nº no seu aparelho e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Durante os dias 21 e 23 de março, a cidade de Belo Horizonte (MG) recebe o 12º Seminário Nacional VIVER Mulher, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH). Com o tema “Respeito, Dignidade e Igualdade – Diga Não à Violência”, o evento fará uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), brutalmente assassinada no último dia 14/03, e contará com cerca de 400 mulheres participantes, além da presença várias palestrantes que se destacam por suas ações de empoderamento feminino e na luta por equidade de gênero no Brasil.  

A cerimônia de abertura do seminário terá início quarta-feira (21), às 19h, com um ato liderado pela organizadora do evento, Maria dos Anjos Hellmeister, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo e diretora da CONTRATUH, lembrando a luta de Marielle Franco pelos direitos das mulheres.

Na quinta-feira (22), o evento se inicia às 9h, com a palestra da deputada estadual, Maria Lúcia Amary (PSDB), que irá falar sobre a inserção da mulher na política brasileira, sendo uma das primeiras mulheres a presidir um partido no País. Em seguida, às 10h45, a Dra. Marisa Ferreira da Silva Lima vai explicar mais sobre a saúde da mulher no ambiente de trabalho e a reforma trabalhista.

Após intervalo, o ciclo de palestras retorna às 14h30, com explicações sobre políticas públicas para as mulheres, com a deputada federal por Minas Gerais Dâmina Pereira (PSL), coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e representante do Brasil em discussões mundiais sobre o empoderamento feminino e o seu espaço em órgãos públicos.

Em seguida, às 15h45, a médica Maria de Fátima Duarte, ginecologista do Hospital Pérola Byington, centro de referência da saúde da mulher no Brasil, vai relatar a difícil realidade que enfrenta no dia a dia do hospital, recebendo constantes casos de violência doméstica, além de falar sobre a saúde da mulher e mobilidade reduzida.

Encerrando o VIVER Mulher, na sexta-feira (23), às 9h, a superintendente de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Isabel Cristina de Lima Lisboa, falará sobre o trabalho realizado pelo órgão no enfrentamento à violência contra a mulher em Minas Gerais.

VIVER MULHER

A CONTRATUH lançou a Viver Mulher em 2007, a partir da necessidade de melhor informar e qualificar a mulher inserida no grupo Turismo e Hospitalidade. Desde então, foram realizadas edições nacionais e regionais da campanha, o que a tornou referência no movimento sindical brasileiro pela formação de milhares de mulheres do segmento. Este ano, Belo Horizonte foi a capital escolhida para sediar o evento.

Serviço

12º Seminário Nacional VIVER Mulher

Local: Hotel Belo Horizonte Othon Palace – Av. Afonso Pena, 1050 – Centro

Data: 21, 22 e 23 de março de 2018


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *