Alunos e professores da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, de Itabirito-MG, visitam e apresentam trabalho na UFOP

Trabalho é resultado de uma pesquisa sobre turismo e patrimônio cultural, artístico e ambiental em Itabirito e região.

21/08/2017 às 15:56 por Atualizado dia 21/08/2017 às 15:59

Um grupo de 85 alunos do 8° ano da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz (EMAAQ), de Itabirito (MG), estarão na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) nesta terça-feira (22). Sob a coordenação da professora Ana Paula Marques, os alunos realizarão uma visita técnica a fim de conhecer a Universidade e apresentar o trabalho intitulado – “Interfaces com a matemática: o turismo pedagógico na escola”. A atividade foi realizada em parceria com a professora Kerley dos Santos Alves, do Departamento de Turismo (DETUR).

O projeto tem como objetivo contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Estatística, inserido no bloco do Tratamento da Informação. A metodologia utilizada foi a do “Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião” (NEPSO), que consiste na disseminação do uso da pesquisa de opinião como instrumento pedagógico em escolas públicas de ensino regular fundamental e médio e em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa é fruto da parceria entre o Instituto Paulo Montenegro – instituição sem fins lucrativos vinculada ao IBOPE – e a ONG Ação Educativa

No dia 20 de junho, a professora Kerley Alves, realizou uma visita técnica na escola. Na ocasião, ela foi convidada a desenvolver pesquisas em colaboração com os discentes. Os estudantes realizaram discussões a respeito do Turismo e do patrimônio cultural, artístico e ambiental de Itabirito e região. As informações resultaram na elaboração de questionários. Cada uma das 4 turmas elaborou perguntas, direcionadas a familiares e conhecidos, a respeito do tema estudado. As respostas obtidas foram tabuladas e transformadas em dados.

Resultado final
O resultado final da pesquisa acontecerá terça-feira (22), no Campus Morro do Cruzeiro. Haverá uma mesa redonda e serão discutidos temas tais como: turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável. Em seguida, acontecerá às 9h, no auditório do curso de Nutrição, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no projeto.

Além das apresentações o grupo fará no mesmo dia, um city tour – acompanhados por discentes Departamento de Turismo – pelo campus, a fim de conhecer a estrutura e os cursos da universidade.

A recepção dos visitantes na UFOP está sob a responsabilidade dos estudantes Douglas Pinheiro, Paula Perdigão, Raíssa Zacarias, Geiza Janotti, Graziella Leone e da professora Kerley Alves.

Para a professora Kerley Alves, trata-se de uma oportunidade de implementar ações de formação continuada junto aos professores e estudantes. Kerley destaca o empenho da professora Ana Paula Marques em todas as etapas do projeto.

“Esta ação é fruto de um trabalho que, longe de ser exaustivo, nos mostra as possibilidades de ação para o desenvolvimento de uma prática educativa integradora que destaca a importância do estudo do Turismo de forma acadêmica educacional”, explicou Kerley.


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *