Ajude a Escola Municipal Alfredo Baeta de Ouro Preto-MG a revitalizar seu prédio

No dia 9 de novembro a escola completa 96 anos. Empresas doadoras terão sua logomarca veiculada na campanha publicitária do Jornal Voz Ativa e pessoas físicas, terão os nomes divulgados, após o encerramento da mesma, durante as obras e no dia do Aniversário da Escola.

30/10/2017 às 15:05 por Atualizado dia 31/10/2017 às 10:26

Imagem- Divulgação
Crédito-Escola Municipal Alfredo Baeta

O sonho das crianças da Escola Municipal Alfredo Baeta de frequentaram uma escola nova pode se tornar realidade. Direção, comunidade escolar e funcionários do estabelecimento de ensino, localizado no Bairro Cabeças, em Ouro Preto (MG), lançaram nesta sexta-feira (6) uma campanha com o objetivo de pintar as suas fachadas e salas de aula, que se encontram em péssimo estado de conservação.

Telefones para contato:  (031) 3551-2731 / 3551-0192

A campanha visa mobilizar empresários, comerciantes, ex-alunos e ouro-pretanos em geral. Através dela, a direção da escola espera que os recursos para a revitalização sejam conseguidos até o dia 9 de novembro. Nesta data especial a histórica instituição de ensino comemora 97 anos.

De acordo com a diretora  Márcia Santos, seria emocionante entregar uma escola revitalizada aos alunos e à comunidade. “Além de ser um gesto de solidariedade, seria incrível entregar a escola pintada aos alunos. Certamente, eles se sentiriam mais empolgados e felizes. Outro ponto importante, é o fato Escola Municipal Alfredo Baeta prestar um serviço de excelência à comunidade ouro-pretana na área de educação há quase cem anos”, ressaltou.

A Escola Municipal Alfredo Baeta tem se destacado pelo seu envolvimento junto à comunidade. Exemplo dessa atuação social é o projeto intitulado “Recreio Literário”, atividade pedagógica e recreativa que objetiva aproximar os alunos do universo da literatura. O projeto foi idealizado pela direção e funcionários da escola e conta com o apoio da Casa do Professor, além de cidadãos ouro-pretanos ligados ao universo das artes.

A diretora Márcia tem consciência da atual crise enfrentada pelo município de Ouro Preto e afirma que ações como essas honram ainda mais a memória do patrono da escola, Dr. Alfredo Baeta. “Não vivemos mais tempos onde tudo é esperado e cobrado apenas do poder público. Cada um de nós deve ser capaz de agir e atuar na sociedade enquanto sujeito transformador da realidade”.

“Dê cor a esse sonho”

Qualquer um pode ajudar com a pintura da Escola Municipal Alfredo Baeta e ajudar a colorir o sonho de centenas de crianças do Ensino Fundamental e Médio. O estabelecimento de ensino não está interessado em doações de dinheiro, mas necessita de materiais como: tinta branca gelo a base de água, tinta óleo Azul Del Rey, cimento, argamassa, areia e calha. Voluntários também são bem-vindos para auxiliar na mão-de-obra.

Histórico da Escola Municipal Alfredo Baeta

A Escola Estadual Alfredo Baeta, hoje, Escola Municipal, está situada à Rua Alvarenga, n. 400, Bairro Cabeças. Foi fundada em 9 de novembro de 1920, pelo doutor Alfredo Baeta. Em reconhecimento ao seu fundador, o estabelecimento recebeu o seu nome. Criado como Escola Mista, passou depois a Escolas Reunidas. Em 1927, ganhou prédio próprio em terreno doado pelo seu fundador, presidente da Câmara, na época. Mesmo assim, a escola funcionava em vários prédios para atender à demanda.

A primeira diretora foi D. Vera de Assis Martins. Nessa época, a escola funcionava com o ensino de 1° ao 4° ano do Curso Primário. Em 1961, o prédio velho foi demolido e construído o novo por ordem do Secretário de Estado e Educação, Dr. Ciro Maciel, passando, então, a Grupo Escolar, onde funciona até hoje. Na época da reforma era diretora da escola, D. Lúcia da Costa Simões Gobbi. Em 1968, começou a funcionar o Curso Noturno com duas turmas.

Diretores da Escola, desde a sua fundação

– D. Vera de Assis Martins

Foto-Dr. Alfredo Baeta, patrono e fundador da escola. Crédito-Arquivo

Foto-Dr. Alfredo Baeta, patrono e fundador da escola. Crédito-Arquivo

– D. Ester Hermínia

– D. Lúcia Maria da Costa Simões Gobbi

– Maria Auxiliadora Paiva

– Srtª Maria Cecília Albergaria

– D. Terezinha Bontempo Vale Teixeira

– D. Marina Cota Moreira Pinto

– D. Ilva D Ony Pereira Vieira

– D. Maria Isabel Figueiredo dos Santos

– Srtª Cristina de Paiva Ferreira (eleita pela comunidade)

Atualmente a escola funciona em dois turnos, num total de 335 alunos, atendendo do pré-escolar à 4ª série do Ensino Fundamental. Possui 8 salas de aula, refeitório, 3 pátios descobertos, 9 instalações sanitárias, área de serviço, sala de biblioteca, sala de recuperação, sala para material de educação física e sala da diretoria, que também funciona como secretaria.

Filosofia da escola

A Escola Municipal Alfredo Baeta tem desenvolvido com seus alunos, um trabalho dentro da nova metodologia da educação, através de projetos e parcerias, movimentando a comunidade, que atua ativamente. Com isto, o ganho maior é para alunos e comunidade escolar. A escola trabalha em prol de uma educação de qualidade, visando o exercício da cidadania consciente.

Reconhecimento

Empresas doadoras terão sua logomarca veiculada na campanha publicitária do Jornal Voz Ativa e, após o encerramento da mesma, durante as obras e no dia do Aniversário da Escola.

Telefones para contato:  (031) 3551-2731 / 3551-0192

 


Comente com o facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *